O reúso hídrico é uma das opções sustentáveis para auxiliar na preservação de água, além de ajudar a economizar na conta do final do mês. Para quem trabalha no segmento de postos de combustível, esta realidade pode ser um pouco diferente. Entenda o porque:
Com a crise hídrica de SP, a preocupação com a economia de água se espalhou Brasil à fora. E, para os paulistas, o racionamento se tornou lei.
Em abril de 2015, o prefeito Fernando Haddad sancionou a lei No 16.160, regulamentação que cria o Programa de Reúso de Água em postos de serviços e abastecimento de veículos e lava-rápidos no Município de São Paulo. A lei tem como objetivo impulsionar o reaproveitamento hídrico, punindo em até 1 mil reais àqueles estabelecimentos que não cumprirem com os artigos previstos.
A cidade de São Paulo, está apenas dando o ponta pé inicial para um sintoma nacional. É preciso incentivar e conscientizar as pessoas e empresas para necessidade do reúso da água.
Em muitos lugares do país a reutilização hídrica em postos é vista como uma forma extremamente benéfica de economia sustentável. Você sabia que ao lavar um carro em lava-rápido, com água potável, se gasta aproximadamente 90 litros por veículo*? Assim, com a água de reúso devidamente tratada, é possível cortar esses gastos de forma significativa.
– Ok, entendi. Mas como aplicar um sistema de água de reúso?
O primeiro passo é compreender que para o reúso hídrico ocorrer, você deve possuir estruturas para armazenamento, como é o caso dascisternas.
As cisternas tem como objetivo principal captar a água proveniente de chuvas, mas também podem ser utilizadas como reservatórios de uso genérico.
Em postos de combustível o reservatório ideal para evitar acidentes com os sistemas subterrâneos e encanamentos dos postos é a cisterna de superfície. Como o modelo cisterna modular Tecnotri, uma estrutura compacta e fácil de instalar que comporta até 1000 litros por módulo, projetada para ambientes externos e internos.
Após a obtenção do reservatório para captação hídrica, é importante consultar um especialista para auxiliar na instalação de um sistema de filtragem adequado. O reúso da água, pode ser aplicado para lava-jatos, limpezas em geral, sistema de esgoto interno, irrigações de jardins, entre outras utilidades.
Um exemplo de posto de combustível que utiliza cisternas para o reúso hídrico são os postos da Rede de Postos Ipiranga, que prezam pela sustentabilidade em sua gestão empresarial.
Em Campo Grande/ MS, os Postos Ipiranga da Rede Locatteli, utilizam asCisternas Tecnotri para aplicar o seu sistema de reúso da água em lava-jatos, gerando uma economia de até 75% do consumo mensal de água.
Não deixe a multa te pegar! A solução está à um clique de distância:
Respostas de 2
Boa noite, estou precisando de um estudo de reuso da água para lava jato
Pode me ajudar enviando algum projeto, fotos ou um manual de como realizar
Olá Márcio tudo bem? Você pode enviar sua solicitação para o nosso gestor através do e-mail fred@tecnotri.com.br ficaremos felizes em lhe ajudar.