Dúvidas Técnicas

É aconselhado retirar o separador de folhas, realizando a instalação diretamente no filtro clorador. O separador de folhas deverá ser instalado no duto externo, onde mecanicamente as eventuais folhas sairão com a queda da água.

Apesar de ser um sistema simples, isso requer alguns cuidados prévios para garantir 100% do desempenho da lavadora. Evite de ligar a máquina diretamente na cisterna, por causa das bolhas de ar que ela cria quando não está sendo utilizada. O recomendável é utilizá-la pelo menos 5 minutos antes na água da rede da residência/edifício. Depois disso, tire a máquina rapidamente e a conecte na cisterna para dar sequência à lavagem. Dessa forma o resultado será satisfatório.

Veja o passo-a-passo aqui.

Telhados e coberturas de residências de até 170m² poderão perfeitamente acondicionar somente uma cisterna de 1000 ou 1050 litros da Tecnotri. Em casos de telhados maiores ou compartilhados,  solicite a orientação de nosso Consultor Tecnotri.

Como as cisternas Tecnotri são modulares, permitem a interligação de duas, três ou mais modelos, ocupando dessa forma pouco espaço no local de instalação. Seguindo a linha do item 3, para casos como este, solicite a orientação de nosso Consultor para receber as dicas necessárias para uma perfeita instalação.

O Smart filtro é um sistema projetado pela Tecnotri e que segue rigidamente as normas da ABNT. Ele é o elemento indispensável para a instalação e qualidade da água captada para fins de reuso. Sua instalação é muito simples e, se seguida de acordo com o manual de instruções, não haverá problemas. Mas caso você ainda tenha dúvidas, peça orientação.

Conforme ficou determinada em revisão da norma 15.527/NBR da ABNT, de julho de 2018, a manutenção em reservatórios de reuso de água poderá ser realizada ANUALMENTE. No caso específico de nossas Cisternas Tecnotri, esta limpeza e manutenção ocorrem de maneira muito simples e eficaz:

  • 1) Basta abrir os registros que se encontram na parte inferior da cisterna, deixar escoar toda a água e micro resíduos que eventualmente poderão estar no fundo do reservatório;
  • 2) Abrir a tampa superior da cisterna e, com uma vassoura, detergente e uma mangueira, realizar a lavagem.
  • 3) Após a limpeza, feche a tampa superior, registros e aguarde a próxima chuva!

A cisterna é um reservatório para receber as águas pluviais, portanto, não exerce a função de pressurização. Nesse caso específico, principalmente para grandes distâncias, se faz necessário a utilização de uma lavadora de alta pressão (como já foi mencionado nos itens acima) ou a instalação de uma bomba submersa ou periférica, para dar maior vazão e pressão à água coletada.