O Brasil, apesar de possuir recursos hídricos em abundância, tem enfrentado frequentemente crises em diversos estados, seja por enchentes ou por escassez, devido à estiagem. Diante desse cenário, faz-se necessário, cada vez mais, encontrar meios de preservação do meio ambiente e economia de água.
Entre as alternativas existentes, a cisterna vem se tornando uma das formas mais eficientes, já que ela capta a água pluvial e, com isso, economiza água potável. No entanto, por mais conhecido que esse sistema seja, ainda existem diversas dúvidas a respeito dele. No artigo de hoje, respondemos às principais perguntas sobre cisternas e seu funcionamento. Confira!
O que são e para que servem as cisternas?
É um reservatório que faz a captação e o armazenamento da água da chuva, que pode ser usada para diversas atividades domésticas.
Além de fazer bem para o planeta, as cisternas também trazem vantagens ao seu bolso. Aproveitar a água da chuva reduz a conta de água da sua casa em cerca de 50%.
Como é feito o armazenamento de água dentro das cisternas?
Quando desenvolvida em plástico, a cisterna é instalada em um espaço externo da casa, em jardins, garagens ou sacadas.
No momento da chuva, um cano leva a água que escorre nas calhas até um filtro, que detém as impurezas maiores, como folhas e sujeiras mais grossas. Esses elementos seguem para o esgoto, enquanto a água filtrada vai ao reservatório. Ali, uma bomba leva a água armazenada até a torneira ou outro uso que seja destinado.
A água dentro da cisterna é limpa?
A água que vem da chuva apresenta uma ótima qualidade. No entanto, ela não pode ser usada para beber, por exemplo, ou para usos potáveis, pois não está livre de bactérias que possam vir das calhas, de onde ela é captada.
Sendo assim, apesar de aparentemente limpa, a água armazenada em uma cisterna deve ser utilizada para atividades domésticas, como regar as plantas, lavar o carro e outras partes da casa, etc. Caso contrário, pode trazer prejuízos à saúde.
Posso deixar a cisterna no sol?
Os raios ultravioletas podem ser considerados grandes vilões para produtos plásticos. Isso porque podem provocar a oxidação e a alteração das propriedades mecânicas do equipamento. No entanto, se a cisterna possui o aditivo UV14, a situação pode ser controlada.
Essa proteção é composta por partículas inorgânicas, que conseguem combater as ondas da luz ultravioleta. Com isso, é possível garantir maior durabilidade ao reservatório, além de manter a cor e a qualidade do produto. Ademais, há uma significativa redução de ressecamentos e rachaduras ocasionados pela radiação do sol.
Posso coletar a água dos telhados e do chão?
A norma ABNT/NBR15.527 e outras pesquisas indicam que a água pluvial deve apenas ser coletada em telhados e outros locais elevados, já que são mais limpos do que o chão, onde há contaminantes perigosos e outros poluentes.
Esses elementos, quando encaminhados à cisterna, comprometem a qualidade da água. Vale ressaltar que os filtros das cisternas verticais retiram impurezas mais grossas, como galhos e folhas, mas a água armazenada não é tratada e potável.
Posso lavar roupas com a água da chuva?
Nas normas brasileiras, não há restrições para a lavagem de roupas com a água da chuva. No entanto, é imprescindível seguir algumas recomendações. Uma delas é usar um filtro secundário, além daquele de entrada da cisterna, para tornar a água ainda mais limpa.
Cloradores também são uma alternativa, a fim de garantir uma desinfecção – mesmo que superficial – da água. Mesmo com essas medidas, é preciso verificar a qualidade da água coletada para estabelecer se existe a possibilidade de lavar as roupas com segurança.
Conheça as cisternas Tecnotri
Os nossos reservatórios de água trazem inovação, praticidade e segurança para a sua vida. Disponíveis em vários modelos, podem ser instalados de acordo com a necessidade da casa ou condomínio.
Além disso, não precisam ficar abaixo do solo. O design vertical permite que o equipamento fique em pé em uma parede, se adaptando perfeitamente em corredores, terraços, garagens e jardins de residências e empresas.
Por serem modulares, são capazes de aumentar a capacidade de coleta de água. Em projetos maiores, a nossa equipe de especialistas auxilia no estudo da implementação das cisternas.
Respostas de 2
Eu estou tendo problemas em limpar o fundo das sisternas de 1000L por dentro
.. depois de 7 anos ou mais .. acumulou muito lodo de decantação..
Eu não queria desmontar tudo para virar de ponta cabeça.
Olá, tudo bem? Obrigado pela sua dúvida. Você pode enviar um e-mail para fred@tecnotri.com.br, nosso responsável pela linha, que ele irá lhe auxiliar para uma melhor limpeza da sua Cisterna.