De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), uma pessoa gasta cerca de 110 litros de água por dia, entre consumo e higiene pessoal. Por mês, a soma ultrapassa os 3,3 mil litros. No Brasil, a estatística é ainda pior: 200 L diários por cada cidadão — quase o dobro.
A essa altura, não é novidade para ninguém que a água não somente é um recurso finito, como também caro. Por isso, hoje vamos ensinar você como reutilizar a água doméstica, armazenar corretamente e fazer a sua parte pelo meio ambiente.
Vamos lá?
O que é a água doméstica?
É aquela que usamos em casa para beber, cozinhar, tomar banho, lavar roupas e limpar a casa.
Em outras palavras, é a que vem das torneiras e é segura para o consumo humano. Por mais que o termo possa soar, de início, estranho, compreendê-lo é fundamental para que um cidadão saiba exatamente o que fazer para reutilizar esse recurso.
Em que pode ser utilizada?
A água doméstica é segura para reutilização. Por isso, muitas atividades do dia a dia podem ser feitas com ela, sem preocupações extras em relação à contaminação do líquido ou ao valor da conta no final do mês. Veja algumas ideias:
- Irrigação de plantas e jardins;
- Limpeza doméstica, em superfícies e pisos;
- Descargas em vasos sanitários;
- Lavagem de veículos.
É importante lembrar que a água doméstica, quando reaproveitada, não oferece nenhum risco à saúde humana para estas finalidades listadas acima. No entanto, ela jamais deve ser utilizada para consumo ou preparação de refeições.
Como reutilizar água doméstica?
Se você não sabe por onde começar a captar a água doméstica que utiliza todos os dias na sua casa, dê uma olhada nessas dicas que separamos:
1 – Reutilize a água da máquina de lavar roupa
Ao utilizar a máquina de lavar roupa, você pode aproveitar a água descartada para outras atividades. Para isso, se certifique de escolher o programa adequado para a quantidade e tipo de roupa, evitando o desperdício desse recurso valioso. Por fim, armazene a água descartada em baldes ou um tanque para utilização posterior em outras tarefas domésticas.
2 – Coleta de água do chuveiro
Caso possua um sistema de aquecimento a gás, pode aproveitar a água que sai do chuveiro enquanto espera que a água aqueça. Coloque baldes embaixo do chuveiro ou utilize o chuveirinho para coletar essa água, que está limpa e pode ser reutilizada. Esta é uma prática simples, mas que permite economizar litros preciosos.
3 – Aproveite a água da preparação de alimentos
Durante o preparo das refeições, aproveite a água utilizada para cozinhar alimentos, como carnes e legumes. Essa água, muitas vezes, contém sabor e nutrientes, e pode ser utilizada para preparar sopas, cozidos ou molhos, resultando em um aproveitamento mais eficiente desse recurso e receitas mais saborosas.
Como armazenar esse tipo de água?
Para armazenar água doméstica reutilizada, você pode utilizar baldes, tanques ou recipientes próprios para essa finalidade.
Aqui, é fundamental que você se certifique de que todos estejam devidamente limpos e vedados, para evitar contaminações — ou para que não se tornem focos de dengue.
Além disso, é recomendado que os coloque em locais protegidos da luz solar direta e da sujeira, para manter a qualidade da água. Lembre-se de rotular os recipientes para identificar o conteúdo e a data de armazenamento.
Invista em uma cisterna para poupar água doméstica
Com uma cisterna, você capta e armazena a água da chuva, para utilizá-la em diferentes tarefas do dia a dia, como regar as plantas, limpar áreas externas, lavar os carros ou na descarga sanitária. Assim, é possível economizar até 50% da água doméstica, preservando o meio ambiente e reduzindo os gastos da casa.
As cisternas da Tecnotri trazem inovação, praticidade e segurança para a sua vida, e estão disponíveis em vários modelos, que podem ser implementados de acordo com a necessidade da sua residência ou condomínio. Por possuírem um design vertical, podem ser instaladas de pé em uma parede, se adaptando perfeitamente em corredores, terraços, garagens e jardins.
Resumindo…
- O Brasil tem um consumo alto de água diário e os resultados não somente afetam o meio ambiente, mas a sua conta também;
- Todos os dias, uma pessoa desperdiça litros de água doméstica que poderiam ser aproveitados para outras finalidades;
- Irrigar jardins, limpar a casa e lavar o carro são algumas ideias práticas de uso para o líquido reaproveitado;
- Investir em uma cisterna é outra alternativa para poupar a água doméstica, já que o reservatório capta e armazena a água da chuva.
Leia mais conteúdos como esse em nosso blog
Esse artigo foi útil para a sua rotina e as ideias de reaproveitamento de água doméstica vão fazer a diferença para você? Então, aproveite para seguir em nosso blog, para mais materiais assim!