Cerca de 33 milhões de pessoas vivem sem água potável no Brasil, segundo pesquisas do Instituto Trata Brasil. Além da pouca acessibilidade a este recurso natural em solo nacional, as pessoas também costumam encontrar diversos problemas com falta de abastecimento no cotidiano. Afinal, quem nunca passou por uma situação dessas?
A escassez de água é bastante comum em diversos estados e cidades brasileiras, e pode acontecer por inúmeras causas, desde vazamentos no encanamento da residência até acidentes no sistema hidráulico municipal.
Uma das soluções para prevenir isso é recorrer ao reúso, uma prática sustentável e efetiva de reaproveitar a água.
Para ajudá-lo a saber como reagir quando a água terminar repentinamente, reunimos algumas medidas para driblar a falta de abastecimento. Continue acompanhando o blog e confira. Boa leitura!
Qual é a causa da falta de água?
Muitas pessoas podem se perguntar qual é o motivo da falta de água e a verdade é que isso varia a cada caso. Para esclarecer melhor a origem desse problema, listamos algumas das principais razões:
- Desperdício exagerado e desnecessário;
- Diminuição do nível de chuvas;
- Aumento do consumo de água, devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.
6 táticas para combater a falta de abastecimento de água
A crise hídrica e a escassez de água são assuntos recorrentes nas comissões de Desenvolvimento Sustentável e Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente, comitês especiais, externos e de frentes parlamentares dos órgãos governamentais. Nesses encontros, as figuras políticas tendem a discutir e aprovar projetos e legislações que auxiliam no combate à falta de abastecimento, visando mudanças estruturais na sociedade.
Com uma visão mais centrada no dia a dia, existem maneiras individuais que podem ser realizadas para minimizar essa situação, desde estratégias até equipamentos que ajudam a poupar e reusar esse recurso natural essencial à vida. Confira as principais:
- Instale um sistema de monitoramento de caixa d’água: assim, é possível avaliar o nível atual de água e prevenir imprevistos, auxiliando no gerenciamento de recursos.
- Utilize cisternas: esse equipamento coleta a água da chuva e pode aumentar a economia em até 50%. Em tempos de escassez, é fundamental para conseguir realizar diferentes tarefas domésticas.
- Pode as suas plantas: com menos volume de folhas e galhos, elas precisarão de menos água.
- Repense a forma com que faz a limpeza doméstica: evite desperdiçar nas tarefas de higienização, sempre aplicando apenas a quantia necessária e encontrando alternativas viáveis se possível.
- Verifique quaisquer vazamentos: procure fazer inspeções regulares em busca de danos e problemas hidráulicos, e repará-los.
- Reuse a água: aproveite a água já usada para empregar em outras atividades, como descargas em vasos sanitários, lavagem de veículos, entre outros. Assim, você contribui para a redução da demanda de abastecimento, maximizando a eficiência dos recursos já existentes.
Conheça nossa cisterna e reservatório de água potável
Aplique essas dicas e invista em uma cisterna
As cisternas da Tecnotri são um investimento significativo para quem deseja economizar mais água no dia a dia e garantir que a falta de abastecimento ou eventuais problemas não acarretem em complicações e prejuízos.
Por serem produzidas em plástico rotomoldado, são resistentes, sustentáveis e fáceis de higienizar. Além disso, estão disponíveis em vários modelos que oferecem inovação e praticidade à sua rotina.
Leia mais conteúdos em nosso blog
Quer saber mais sobre as cisternas da Tecnotri e outras informações a respeito do reúso da água? Continue em nosso blog e confira os artigos disponíveis.