O uso de cisternas é uma forma de ter mais economia financeira e também preservar os recursos naturais ao captar a água da chuva, que pode ser aplicada em diversas utilidades domésticas.
Esses equipamentos, como o próprio nome indica, funcionam como um reservatório para captação e armazenamento de água da maneira adequada, para que seja utilizada em inúmeras funções do dia a dia, como regar plantas, lavar carros e áreas externas, descargas sanitárias e mais. Assim, trazem sustentabilidade e diminuem os gastos de forma prática.
Porém, para que o seu sistema de captação esteja sempre funcionando corretamente e com segurança, é preciso ter alguns cuidados. Você sabe quais são eles? Continue lendo e confira as nossas dicas!
Boas práticas no uso das cisternas
Existem algumas recomendações legais e de boas práticas que facilitam a manutenção do equipamento e garantem mais segurança em seu uso, como:
- Escolher produtos produzidos com materiais não contaminantes, de superfície lisa, resistente e impermeável, como as cisternas Tecnotri;
- Fazer a limpeza e a desinfecção do reservatório. As cisternas Tecnotri podem ser lavadas de maneira simples, apenas uma vez ao ano;
- Não usar a água para consumo humano, pois não é potável;
- Não recolher as primeiras águas da chuva após a instalação, pois podem carregar sujeiras dos telhados ou calhas, e sim instalar um dispositivo que desvie a água que cai logo no início da chuva. O indicado é obter o Smart Filtro Tecnotri, que apresenta quatro etapas de filtragem, garantindo maior qualidade à água captada para reúso.
Veja como fazer a limpeza da cisterna corretamente
O ideal é realizar esse procedimento anualmente. A limpeza é muito simples de ser feita. Basta água, detergente e uma vassoura ou escovão com cerdas de nylon para realizar a higienização. Sempre faça isso com o reservatório vazio. Em casos mais extremos, basta colocar 500 ml de desincrustante com a cisterna cheia, deixar três dias para o produto agir e então, realizar a limpeza e a manutenção adequadamente.
Afinal, mesmo não sendo própria para ingerir, a água retirada da cisterna terá contato com a pele durante o seu uso para higienizar ambientes ou regar plantas, por isso, deve oferecer segurança.
Confira os passos importantes para limpar a sua cisterna da forma correta:
- Organize-se para a limpeza
Marque uma data para isso com antecedência, assim, você consegue esgotar todo o reservatório da cisterna e não precisa desperdiçar água. Deixe apenas um pouco, para auxiliar na limpeza. - Proteja-se
Use botas e luvas, e nunca faça a limpeza sozinho. Já que a cisterna é um ambiente fechado, o ideal é que estejam duas pessoas, uma do lado de fora, para auxiliar a outra em caso de acidentes. - Desligue a energia
Desconecte a energia da bomba e da bóia (caso haja), para evitar o contato da eletricidade com a água e prevenir riscos de choque.
- Feche o abastecimento
Bloqueie a entrada de água no equipamento, deixando apenas a quantidade suficiente para a limpeza. - Separe o material
Separe uma vassoura ou escova de nylon e água e sabão para esfregar. Você também precisará de baldes, rodos e panos para retirar a água da lavagem. - Lave o equipamento
Esfregue bem toda a superfície da cisterna, por dentro e por fora. Em seguida, enxágue com a ajuda de uma mangueira. - Aplique o hipoclorito de sódio
A limpeza não está completa sem uma sanitização mais profunda, feita com o hipoclorito de sódio (água sanitária).
Faça uma solução com 02 litros de água sanitária para 10 litros de água, no caso de um reservatório com capacidade de mil litros. Ajuste de acordo com o tamanho da sua cisterna. Espalhe essa solução em toda a parte interna do equipamento. Aguarde 30 minutos para deixar agir e, em seguida, enxágue novamente com água corrente abundante. - Retire os resíduos de produto
Lave tudo novamente, com panos e um rodo, para remover o hipoclorito de sódio. - Reabasteça a cisterna
Abra o registro e deixe a cisterna encher. Pronto, ela já está higienizada e pronta para funcionar.
Não se esqueça de repetir esse processo a cada 6 meses, portanto, sempre anote a data da última limpeza e a data da próxima, deixando à vista de todos.
Cuidar da sua cisterna é ter água de qualidade
Em resumo, as boas práticas de segurança, o cuidado rigoroso na limpeza e os filtros são formas de garantir que a água armazenada da cisterna seja própria para o uso.
Essas medidas devem ser levadas à risca. Só assim você terá todos os benefícios desse equipamento, economizando e preservando o meio ambiente.
Confira mais dicas sobre a manutenção e uso das cisternas em nosso blog.
Uma resposta
Caros Sr/Sra/Srta. Grato pelo informe. Sera útil quando da limpeza da cisterna de alvenaria subterrânea em minha casa.