Lavanderias comerciais enfrentam problemas relacionados ao consumo de água: a dificuldade em equilibrar os custos operacionais sem abrir mão da qualidade do serviço e a necessidade de implementar práticas mais sustentáveis.
Reduzir o uso da água é uma forma de cuidar do meio ambiente, um aspecto cada vez mais cobrado pelo mercado e consumidores. Além disso, ajuda a equilibrar as finanças e aumentar a lucratividade.
Entre os elementos que ajudam a solucionar essa questão estão as cisternas: elas possibilitam o reaproveitamento da água das lavagens. Acompanhe para descobrir como!
Por que vale a pena investir no reuso de água em lavanderias comerciais?
Bons sistemas de filtragem e reciclagem da água podem reduzir o consumo em até 70%. A diminuição dos gastos gera uma economia muito significativa, que faz diferença na hora de pagar as contas e investir em melhorias.
A preservação do meio ambiente é outro ponto que não deve ser menosprezado. A preocupação com sustentabilidade tem se tornado bastante relevante nesse segmento, especialmente em locais que enfrentam crises no abastecimento hídrico.
Para o consumidor, é um sinal de que está fazendo negócio com uma empresa consciente e de confiança. Já para o empreendedor, é uma forma de melhorar ainda mais a sua imagem no mercado, com a tranquilidade de estar reduzindo ao máximo os impactos para o planeta.
Além disso, em diversas localidades o tratamento e reuso da água é uma exigência legal para o segmento, garantindo conformidade com as regulamentações.
Como reutilizar a água de lavanderias?
Muitos estabelecimentos tratam a água para ser reutilizada em atividades como:
- Descarga de sanitários;
- Irrigação de plantas;
- Limpezas de veículos e áreas externas.
Esse tipo de reuso é mais comum e já garante uma boa economia. Porém, existem tratamentos sofisticados que possibilitam que a água se torne ideal para uma nova lavagem ou até mais de uma.
Geralmente, envolvem processos como:
- Filtragem inicial: remove detritos maiores, como fibras de roupas, pelos e cabelos, a partir de filtros mecânicos.
- Tratamento químico: produtos químicos ajudam a neutralizar e retirar sabão, detergentes e amaciantes. Pode incluir o uso de floculantes, que aglutinam as impurezas.
- Filtragem avançada: em seguida, a água passa por filtros mais finos, como de carvão ativado ou sistemas de osmose reversa. Aqui, são removidos microrganismos e substâncias que se dissolveram.
- Desinfecção: a água ainda pode ser desinfetada, assegurando que é segura para uma nova lavagem. Essa desinfecção é feita através de produtos como o cloro ou por meio de radiação ultravioleta.
Para instalar um sistema de tratamento desse porte é fundamental buscar profissionais capacitados. Só assim é possível garantir a eficácia dos processos, resultando em uma água própria para reuso.
Cisterna para máquina de lavar: o que é?
A cisterna é parte importante de um sistema de reutilização de água! Uma espécie de reservatório, ela é responsável por armazenar a água da lavagem de roupas, captando diretamente da máquina.
Aqui, na Tecnotri, oferecemos diversos modelos, com opções que se adequam a qualquer ambiente. A cisterna de 150 litros, por exemplo, é perfeita para ser acoplada ao lado da máquina de lavar, sem ocupar muito espaço, mesmo em locais pequenos e com vários equipamentos. A instalação é simples e não requer grandes adaptações na estrutura da lavanderia.
Garanta economia, sustentabilidade e mais rentabilidade na sua lavanderia
Implemente as nossas cisternas e dê esse passo em prol do cuidado ambiental e da otimização do seu trabalho, com mais rentabilidade e menos custos!