Com o propósito de oferecer novas possibilidades, a Tecnotri investe em pesquisa e tecnologia para produzir equipamentos sob medida, adequados às necessidades de cada segmento. Já são muitas as indústrias atendidas, de Norte a Sul do Brasil. No entanto, não é apenas dentro das empresas que os produtos Tecnotri fazem a diferença.
As nossas ideias nos levam longe. É o caso do projeto AMANA, da cidade de Patos de Minas, em Minas Gerais, em que tivemos muito orgulho de participar. A iniciativa tinha como objetivo implementar sistemas de captação de água da chuva em escolas públicas nos municípios mineiros. Quer saber mais sobre a ação e como contribuímos para que ela desse certo? Continue a leitura!
O que é o projeto AMANA?
O projeto nasceu a partir do Edital da Água, uma iniciativa do Instituto Mosaic, que busca promover práticas de gestão de recursos hídricos nas comunidades em que atua. Em 2021, na terceira edição do Edital, o projeto foi inscrito com o nome de Recapta, sendo um dos 15 selecionados para receber o apoio financeiro e iniciar a ação no ano seguinte.
Posteriormente, foi renomeado como AMANA que, em tupi-guarani, significa “água de chuva”. Atualmente, é o programa de maior magnitude que o núcleo de Patos de Minas já realizou em toda a sua trajetória.
A ideia da ação consistiu na implantação de um sistema de captação de água da chuva em escolas públicas na cidade, com o intuito de reaproveitar essa água para utilizá-la em hortas orgânicas e demais usos não potáveis. Cinco instituições de ensino foram contempladas, entre elas:
- Escola Municipal Frei Leopoldo;
- Escola Municipal Professora Marluce Martins Oliveira Scher;
- Escola Municipal Norma Borges Beluco;
- Escola Municipal Professora Madalena Maria de Melo;
- E.M. Cônego Getúlio (Distrito de Pilar).
A proposta garantiu uma gestão sustentável, reduzindo o consumo de água potável e os gastos financeiros. Além disso, teve como objetivo educar alunos e funcionários a respeito da preservação dos recursos hídricos.
Como a Tecnotri ajudou o projeto?
Na execução do sistema de captação, fornecemos a cisterna Reúso de 1000 litros, um produto especificamente projetado para a captação das águas pluviais. A partir dela, na Escola Municipal Norma Borges Beluco, por exemplo, 1464 pessoas foram impactadas diretamente com a concretização da prática, podendo desfrutar dos benefícios da água coletada pela chuva.
Isso foi possível, pois as cisternas Tecnotri, desenvolvidas em plástico rotomoldado, são a alternativa ideal para quem busca economizar água e ajudar a preservar o planeta. Para você ter uma ideia, o equipamento possibilita uma redução de até 50% na conta de água da sua casa ou do seu negócio.
De maneira prática e segura, elas se adaptam em vários ambientes, devido ao design vertical, podendo ser aplicadas em corredores, garagens, terraços e jardins. Além disso, a instalação é bastante simples. Basta seguir o manual do produto, ou se preferir, a nossa equipe vai até você.
Como as cisternas Tecnotri estão relacionadas ao ODS 6?
Além de garantirem economia no bolso, as nossas cisternas vão ao encontro do ODS 6, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa abrange fatores ambientais, econômicos e sociais para desenvolver os países de maneira sustentável, integrada e inter-relacionada.
O ODS 6, especificamente, busca garantir a disponibilidade e o manejo sustentável da água e saneamento para todos até 2030. No entanto, para que isso aconteça, é preciso investir em soluções adequadas.
É aí que as cisternas Tecnotri entram em ação! Além de serem recicláveis, promovem a preservação de água potável e evitam a falta do recurso em situações de emergência, já que realizam a captação e o armazenamento da água da chuva.
Conte com as nossas soluções e contribua você também para um mundo mais limpo e ecológico.
Fique por dentro de outros conteúdos
Acompanhe outros artigos e saiba mais sobre as nossas soluções.
Uma resposta