A reutilização da água tem se tornado uma prática cada vez mais constante entre as empresas. O aumento da consciência ambiental e as frequentes crises hídricas influenciaram empreendedores a tomarem mais cuidado em relação a esse recurso tão importante.
O reaproveitamento pode resultar em reduções de custos e maior segurança nas operações, além de ajudar o meio ambiente, o que vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU); mais especificamente do ODS 6, que busca garantir a universalização do acesso à água e ao saneamento até 2030. No entanto, para que isso seja possível, as indústrias precisam investir nas soluções adequadas.
No artigo de hoje, você vai conferir os benefícios do reúso da água para as organizações e descobrir como o sistema pode ser implementado e quais são as normas existentes relacionadas ao tema.
Boa leitura!
Afinal, o que é o reúso da água?
Como o próprio nome já indica, reusar a água é dar uma nova utilidade a ela, mesmo depois de já ter sido utilizada. Na indústria, a água é usada em diversos processos. Em muitos deles, ela pode passar por um tratamento e ser reutilizada em outras alternativas, como:
- Banheiros: vasos sanitários e mictórios.
- Limpeza: lavagem de pisos, galpões, fachadas e outros espaços da empresa.
- Agronomia: irrigação de plantas, jardins e plantações.
- Industrial: resfriamento de máquinas, e torres de ar-condicionado e geração de energia.
- Prevenção de incêndio: reserva e outros assemelhados.
- Arquitetura: espelhos d’água e fontes.
Existem normas relacionadas ao reúso da água para indústrias?
Há algumas normas técnicas da ABNT e leis estaduais que direcionam os parâmetros ideais para o reúso da água na indústria. Entre as diretrizes, estão:
ABNT NBR 13.696: 1997
Essa regulamentação trata da reutilização de água originada de esgotos de origem doméstica ou com características similares, apresentando quatro classes:
– Classe 1: lavagem de carros e outros usos com contato direto com o usuário.
– Classe 2: lavagem de pisos e calçadas, irrigação de jardins e manutenção de lagos e canais paisagísticos, exceto chafarizes.
– Classe 3: descarga em vasos sanitários.
– Classe 4: irrigação de pomares, cereais, forragens, pastagens para gados e outros cultivos por meio do escoamento ou sistema de irrigação pontual.
ABNT NBR 15527: 2019
Essa norma define orientações sobre o reúso de água da chuva em áreas urbanas, para evitar riscos contra a saúde das pessoas. Isso porque o recurso pode ocasionar problemas se for usado em seu estágio original, quando ingerido e/ou ao entrar em contato com mucosas.
Sendo assim, para atender às diretrizes presentes na regulamentação, é preciso adicionar uma dosagem de cloro nesse tipo de água.
Lei 9.433 – Política Nacional de Recursos Hídrico
A Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) foi instituída pela lei 9.433 e define a água como um bem público e dotado de valor econômico. A legislação estabelece orientações sobre o melhor aproveitamento do recurso e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), uma série de órgãos e colegiados que implementa a Política Nacional das Águas.
Cada estado ainda pode contar com leis específicas, como é o caso de São Paulo (Resolução Conjunta SES/SIMA Nº 01) e Minas Gerais (Deliberação Normativa CERH-MG N° 065), por exemplo.
Marco Regulatório do Saneamento
Em 2020, foi sancionado o novo Marco Legal do Saneamento Básico, que tem o intuito de melhorar a prestação dos serviços no setor. A meta é garantir que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.
As ações abrem caminho para que as indústrias busquem alternativas mais sustentáveis, com sistemas de tratamento e reúso de água, assim como aproveitamento da água da chuva.
Quais são as vantagens de reutilizar água para as indústrias?
Preservação da água potável
Com certeza, o maior e principal benefício em reutilizar a água é a preservação desse recurso. Ao investir nessa prática, as indústrias economizam o recurso potável, se tornando sustentável.
Economia de gastos
Ao reutilizar, há a redução de até 60% dos custos com a conta de água. Além disso, é possível também diminuir com os gastos relacionados ao despejo do esgoto.
Redução do volume de esgoto
O nível de esgoto da indústria também é reduzido, pois a água que seria descartada é coletada, tratada e ganha novas utilidades.
Maior credibilidade
Investir em causas sustentáveis, como o reúso de água, mostra que a sua indústria está preocupada com o meio ambiente. Isso garante uma imagem positiva ao seu negócio.
Como fazer o reúso da água na indústria?
Separamos algumas dicas para você implementar esse sistema na sua empresa, entre elas:
– Analise o seu processo produtivo, conhecendo quais são as etapas de produção, como elas funcionam e quanto de água a sua indústria utiliza;
– Avalie a qualidade da água;
– Descubra se há vazamentos, desperdícios ou maquinários precários;
– Substitua equipamentos antigos por modelos mais modernos e econômicos;
– Busque por soluções associadas ao reúso da água e aproveitamento de água da chuva.
– Monitore o sistema de água de reúso.
Conheça as cisternas Tecnotri
Uma excelente alternativa para implementar na sua indústria é a cisterna Tecnotri, que capta e armazena a água da chuva para ser utilizada em outros meios, o que economiza o recurso potável.
O produto ainda é modular, o que significa que é possível aumentar a capacidade de armazenamento de água, ao unir duas ou mais cisternas.
Saiba mais sobre esses equipamentos e entenda como podem ajudar a sua empresa.
Respostas de 3
Excelente!
Quais os reservatórios para água potável.
Bom dia, tudo bem? Você pode conferir os modelos de cisternas para água potável aqui.