O início de junho é marcado pela Semana Nacional do Meio Ambiente, que celebra também o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). O intuito é conscientizar as pessoas a respeito da importância em preservar o ecossistema. Uma das maneiras de fazer isso é implementar um sistema de captação de água da chuva, para economizar o recurso potável.
Acompanhe a leitura e entenda como você pode contribuir com as causas dessa semana tão essencial para o planeta. Além disso, saiba mais sobre as cisternas, uma alternativa eficiente de reúso de água que ajuda o meio ambiente e ainda reduz a conta de água. Confira!
A importância da Semana do Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente é realizada no início do sexto mês do ano, a fim de complementar as ações feitas no Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorre em 5 de junho. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, em 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia. O principal objetivo é conscientizar as pessoas a respeito do cuidado com o meio ambiente.
Nesse evento, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) também foi criado, para promover a implementação de práticas sustentáveis ao redor do globo. Além disso, anualmente, o PNUMA define um tema e um país para sediar a celebração da data. Dessa forma, faz um convite a todos para que participem e se engajem com a causa.
Nas últimas cinco décadas, a Semana do Meio Ambiente cresceu significativamente, se tornando uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Milhões de pessoas no mundo participam juntamente com empresas, governos e organizações comunitárias, em prol da preservação do meio ambiente. Neste ano, o anfitrião é a República de Côte d’Ivoire, em parceria com os Países Baixos. O tema escolhido para destaque são as soluções para a poluição plástica.
Ações sustentáveis para você aplicar no seu dia a dia
Confira algumas dicas para implementar na sua rotina que podem fazer a diferença no meio ambiente.
– Faça a reciclagem corretamente
O descarte incorreto torna o processo de reciclagem muito mais complicado, prejudicando o meio ambiente. Portanto, separe o lixo da melhor maneira possível. O orgânico pode ser utilizado como compostagem em hortas, por exemplo. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico devem ser lavados e secados e depositados nos coletores.
– Economize papel
Deixe de fazer impressões desnecessárias, como ingressos, extratos de banco, via da compra no cartão e contas que podem ser pagas online. Além disso, ao utilizar o papel para anotações, certifique-se de usá-lo por completo. Na hora de dar presentes, seja criativo e experimente reutilizar papéis antigos.
– Evite o desperdício de água
Atitudes simples podem economizar muita água. Tomar banhos mais rápidos, fechar a torneira na hora de ensaboar a louça ou escovar os dentes, instalar descargas que gastam menos são algumas das medidas que evitam o desperdício de água potável. A cisterna também é uma excelente opção para reduzir o consumo de água. É o que você vai ver a seguir.
Impactos positivos das cisternas para o meio ambiente
Apesar de o Brasil ser um dos países com maior disponibilidade de água doce do mundo, enfrenta condições climáticas diferenciadas em seu território. Algumas regiões sofrem situações extremas de escassez de água. Além disso, poluição, desmatamento e o uso irresponsável de recursos naturais agravam ainda mais o problema.
Sendo assim, investir em alternativas que possam colaborar para a redução do uso de água potável é fundamental. A cisterna entra como uma solução! O reservatório é capaz de captar água da chuva e armazená-la. Com isso, é possível regar jardins, lavar carros e calçadas, e dar descarga sem fazer uso do recurso encanado.
O sistema ajuda a poupar água, além de reduzir em até 50% a conta de água de casas, condomínios e empresas. A água de reúso ainda acaba impactando positivamente no combate à escassez de água, evitando crises hídricas. Nos centros urbanos, as cisternas também podem ser de grande valia para ajudar a combater enchentes. Isso porque ela capta e armazena a água pluvial e evita o acúmulo excessivo nos rios.
Esse tipo de reservatório ainda vai além! Por ser totalmente vedado, oferecem segurança contra a contaminação e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
A partir disso, podemos afirmar que a cisterna é uma via extremamente sustentável, que contribui, e muito, com a preservação do meio ambiente. Invista nesse tipo de sistema e comece a reutilizar a água da chuva, cuidando do seu entorno e ainda economizando dinheiro.
Linha Ecoblack Tecnotri: uma alternativa sustentável
Todos os produtos plásticos rotomoldados desenvolvidos pela Tecnotri são 100% reciclados. Ao não terem mais finalidade, a empresa utiliza esse material para criar uma peça totalmente nova, evitando descartes irregulares.
Essa técnica é chamada de reprocessamento. A partir dela, a Tecnotri desenvolveu a linha Ecoblack, para trazer ainda mais sustentabilidade na utilização das cisternas verticais. Disponíveis nos modelos de 1000 e 1050 litros, são modulares e de simples instalação.
Invista agora mesmo na sua Cisterna Black e contribua com o meio ambiente, investindo em um produto sustentável e que ajuda a reduzir o consumo de água.
Para relembrar…
- A Semana do Meio Ambiente, que ocorre no início de junho, tem como objetivo conscientizar as pessoas a respeito do cuidado com o meio ambiente.
- Você pode colocar em prática diversas atitudes sustentáveis, como separar o lixo, utilizar sacolas retornáveis e tomar banhos mais rápidos.
- Uma das alternativas para poupar água potável e ainda economizar com a conta de água é investir em cisternas, reservatório que capta e armazena a água da chuva.
Conheça a linha de cisternas Tecnotri
Confira todos os detalhes das cisternas Tecnotri e comece hoje a contribuir com a preservação do meio ambiente.