A reutilização da água é uma alternativa sustentável que, além de contribuir com o meio ambiente, evita o desperdício do recurso potável e promove economia ao seu bolso.
Nesse contexto, a cisterna modular vertical da Tecnotri entra como uma excelente solução, captando água da chuva e armazenando-a para ser utilizada em diferentes tarefas diárias.
Acompanhe o artigo, entenda como o sistema funciona e outras informações relevantes a respeito do tema. Boa leitura!
O que é um sistema de captação de água da chuva?
Esse método de captar e armazenar água da chuva é feito por uma cisterna, que nada mais é do que um reservatório – considerado umas das alternativas mais eficazes quando o assunto é economia de água.
Entre as vantagens desse tipo de captação é que ela pode se adequar em qualquer espaço, como apartamentos, residências, condomínios e empresas.
Afinal, como funciona o sistema de captação e armazenamento da água da chuva?
- A água da chuva que vem dos telhados ou coberturas desce por canos condutores, onde a captação é feita a partir de um sistema de filtragem e, posteriormente, ocorre o armazenamento desta água em um reservatório.
- O nosso sistema de filtragem possui quatro fases:
– Separação de folhas;
– Decantação da primeira água (First Flush);
– Filtragem de sólidos grosseiros, proveniente de telhados e coberturas;
– Cloração.
- As nossas cisternas permitem o aproveitamento desta água, através de três saídas na frente do reservatório. Duas são inferiores, onde podemos bombear essa água para longas distâncias ou para andares acima. A terceira saída serve para utilização com torneira, direto da cisterna.
Como montar um sistema de captação e armazenamento de água da chuva eficiente?
O ideal é optar pela cisterna de uma empresa que, além de oferecer um produto de qualidade, tenha um suporte especializado para lhe atender e ajudar com a instalação do reservatório e outras dúvidas a respeito do funcionamento.
Mas, existem algumas orientações que você já pode ficar atento, entre elas:
- Avalie a dimensão do seu telhado para verificar qual é a capacidade de captação e assim escolher a cisterna ideal. Caso haja necessidade, os nossos consultores podem orientá-lo sobre a melhor opção.
- Escolha um local para instalação da cisterna em que ela se encaixe perfeitamente. Lembre-se que ela deve ficar próxima a uma calha do telhado, para que a água escoe.
- Para que o sistema funcione corretamente, é necessário que o piso onde a cisterna será instalada esteja com uma base para receber aproximadamente 1000 kg de carga. Caso contrário, indicamos a construção de uma base nivelada de concreto com no mínimo 10 cm para alocar o reservatório (nesta base de concreto, não há necessidade de ferragem).
- Instale o reservatório longe de pontos de risco, como depósitos de lixo, para evitar contaminação.
- Para uma melhor experiência com a sua cisterna, indicamos o uso do Smart Filtro, que garante mais qualidade de água e, principalmente, com a cloração, evita a proliferação dos mosquitos da dengue e chikungunya.
- No caso da utilização da água captada pela chuva em descargas sanitárias, é necessário uma tubulação própria para esta água. Não havendo possibilidade de ser acoplada à rede de água potável.
Importância de investir no Smart Filtro para a sua cisterna
Ao aplicar o Smart Filtro no seu reservatório, é possível captar a água com muito mais qualidade. Isso porque esse recurso apresenta quatro etapas de filtragem:
- Filtro antifolha: por um processo mecânico, ele expurga as folhas vindas do telhado e evita que elas entrem para o reservatório, onde ocasionalmente se transformam em material orgânico, como lodo.
- Decanter: a decantação ou First Flush é o escoamento ou a eliminação da primeira água da chuva, evitando acúmulo de terra ou resíduos no fundo do reservatório.
- Filtro fino: é a filtragem de sólidos grosseiros oriundos do telhado e coberturas, onde por meio de um filtro fino, elimina as partículas maiores.
- Filtro clorador: através da utilização de uma pastilha de cloro, evita a formação de micro-organismos e a proliferação do mosquito da dengue e chikungunya.
Em quais situações utilizar a água da chuva captada pela cisterna?
A água captada e armazenada pela cisterna pode ser usada em diferentes tarefas do cotidiano, como regar plantas, jardins e canteiros, paisagismo ou lavar carros. Utilize-a também para a limpeza de locais externos, áreas comuns de condomínios ou outros espaços, como banheiros e varandas.
Outra alternativa é criar um sistema para que essa água seja usada na descarga sanitária. Nesse caso, é importante cuidar com a parte hidráulica da casa, para que ela não se misture com a água potável encanada.
Vale ressaltar que esta água é para fins específicos de reúso. Ou seja, ela é imprópria para lavagem de roupas, banhos (até mesmo em pets) e principalmente para consumo humano, de acordo com a norma ABNT / NBR 15527.
Em resumo…
- A cisterna é uma opção sustentável que vai ajudar você a economizar com a conta de água.
- A utilização da cisterna para captação da água de chuva é um processo simples. Basta ficar atento a algumas questões, como o local de instalação, que deve estar nivelado, ser próximo a uma calha do telhado e longe de pontos de contaminação.
- Considere investir no Smart Filtro para garantir uma água com muito mais qualidade.
Confira mais sobre os filtros para cisternas Smart Filtro
Conheça as cisternas Tecnotri
Os reservatórios de água da Tecnotri trazem um design inovador, que ocupa o mínimo de espaço com uma grande capacidade de captação de água, praticidade e segurança para a sua vida. Disponíveis em vários modelos que podem ser instalados de acordo com a necessidade da sua casa ou condomínio, sem a exigência de realização de obras ou maiores complicações.
Confira todos os detalhes da linha e compre já a sua!