A falta de chuva vem afetando diversos Estados brasileiros. Muitas cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul já passam por estiagem. Em São Paulo, o nível de chuvas é inferior ao esperado e levanta temor de repetição da crise de 2014.
Nesse contexto, para que a situação não se agrave, é muito importante fazer um uso mais consciente da água. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), um bilhão de pessoas já carece de acesso a um abastecimento de água suficiente atualmente. E esse número deve aumentar para mais de 2,7 bilhões de pessoas até 2025, se o consumo de água do planeta não diminuir.
Mas você sabe como podemos tornar o consumo de água mais consciente e sustentável? Conhece as causas da crise hídrica? Sabe as vantagens da cisterna ecossustentável? Confira a seguir.
Entenda por que corremos o risco de uma nova crise hídrica
A escassez de água no Brasil se deve a diversos fatores, como mau uso da água, falta de regulamentação para o seu reuso, pouco investimento em infraestrutura e pelo desperdício. Quase 40% da água tratada do País é perdida em função de vazamentos, fraudes e outros problemas na rede de distribuição.
Portanto, a falta de água é resultado não apenas da alta de chuvas, mas também das falhas nas políticas voltada para a produção de água. As redes de abastecimento geralmente só se preocupam com a água saindo da represa para ser tratada e distribuída. Mas elas deveriam pensar não apenas na produção, e sim em como conservar todo o ambiente produtor de água.
Para tornar o consumo mais sustentável, é preciso também olhar para a produção de água na bacia hidrográfica, pois é ela que vai manter o reservatório cheio e com boa vazão. Desse modo, será possível conservar os lençóis freáticos e diminuir a erosão no entorno dos rios e reservatórios.
Conheça um estudo sobre economia de água
Um estudo publicado no RAUSP Management Journal aponta que aprimorar os chamados “mercados de água” seria uma possível solução para a questão hídrica brasileira. Segundo o pesquisador Gustavo Velloso Breviglieri, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV, um mecanismo econômico seria o melhor caminho para reverter a situação.
A ideia seria aprimorar os chamados “mercados de água”, de modo a permitir que os usuários de uma mesma bacia negociem o seu direito de uso de determinado volume dos reservatórios. Nesse sistema, se um usuário conseguir reduzir o seu consumo de água para volumes inferiores aos que possui direito, ele poder transferir o excedente para outros usuários.
Além de auxiliar na contenção de uma crise hídrica, tal mecanismo seria útil para que uma situação de escassez se tornasse menos custosa para a sociedade como um todo. Desse modo, o próprio mercado contribuiria para que o montante disponível de água fosse voluntariamente realocado para aqueles que têm maior necessidade. Além disso, aqueles que conseguissem economizar água seriam recompensados financeiramente.
Saiba como fazer economia de água em sua residência
O desafio de aproveitar melhor a água e reduzir o consumo de água nem sempre é uma tarefa simples, principalmente em residências e condomínios com pouco espaço. Para resolver essa questão, foram desenvolvidas as cisternas modulares. Esse sistema se mostra uma solução muito eficaz para fazer um melhor aproveitamento da água, mesmo em espaços reduzidos.
O uso da cisterna no condomínio tem o seu foco voltado principalmente para o consumo racional da água e a preservação ambiental. Mas a cisterna também tem uma importância econômica bastante expressiva, pois contribui para diminuir o valor pago na conta de água.
Além de fazer bem ao planeta, a cisterna também faz bem para o bolso. Isso porque o uso das cisternas possibilita uma redução de cerca de 50% no valor da conta de água. Desse modo, o sistema é capaz de pagar o investimento necessário para a sua aquisição em apenas poucos meses.
Veja as vantagens da cisterna ecossustentável Tecnotri
A cisterna Tecnotri é feita com plástico polietileno, um material leve, atóxico e de fácil higienização. Além disso, esse material é 100% reciclável e sustentável, imune a agentes climáticos e variações de temperatura entre -35º a + 50º.
De custo acessível, as cisternas verticais Tecnotri podem ser instaladas mesmo em espaços reduzidos. Com modelo cilíndrico e compacto, elas se adaptam mesmo a pequenos ambientes e são fáceis de instalar.
O design vertical permite armazenar um grande volume de água ocupando pouco espaço. A configuração e conexão em módulos amplia a reserva de água, de acordo com as necessidades de cada usuário.
Para garantir a qualidade da água armazenada, o sistema de filtragem da Tecnotri conta com quatro filtros de tratamento, incluindo o Smart Filtro Clorador. Desse modo, ele garante maior segurança, pois evita que fungos e bactérias se reproduzam na água armazenada.
Outra vantagem do sistema é ser totalmente fechado, o que impede a entrada de mosquitos causadores de doenças, como o Aedes aegypti.
Como vimos, as cisternas modulares possibilitam um uso mais racional e consciente da água e podem contribuir para tornar o sistema de abastecimento mais econômico e sustentável.
Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como as cisternas Tecnotri podem ser usadas em condomínios? Veja aqui um estudo de caso.