Cisterna em condomínios verticais. Otimização de espaço e reuso de água

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Nova Cisterna Vertical 750 L. Compacta no tamanho, gigante na economia

Aproveitar a água nem sempre é uma tarefa simples, principalmente em residências com pouco espaço. Por isso, foram desenvolvidas as cisternas modulares. Elas se mostram soluções muito eficazes para fazer um melhor aproveitamento da água, mesmo em espaços reduzidos. Um exemplo do uso de cisterna em condomínios verticais pode ser encontrado no Condomínio Marion.

O condomínio está situado no bairro Jardim América, em São Paulo. Ali, esse sistema tem sido utilizado com grande eficiência e economia. A reutilização da água contribui com a preservação do meio ambiente e diminui os gastos com conta de água.

A seguir, mostraremos um exemplo de cisterna em condomínios verticais e explicaremos como otimizar o uso do espaço e dos recursos naturais. Confira!

Saiba como funcionam as cisternas verticais

O sistema instalado no Condomínio Marion conta com oito reservatórios modulares, com capacidade para armazenar até oito mil litros de água. De acordo com o engenheiro Fred Leite, a cisterna aproveita a tubulação pluvial já existente no prédio para captar a água da chuva. Para abrigar o sistema, utiliza o espaço de uma área livre, localizada no corredor da garagem do prédio.

A instalação foi feita sem atrapalhar os moradores ou trazer custos extras com reformas no condomínio. “As cisternas se encaixaram perfeitamente em pequenos espaços já disponíveis. Além disso, elas proporcionaram um novo ambiente, em harmonia com o que já existia. E tudo isso foi feito sem agredir ou reduzir o espaço disponível na garagem dos carros”, comenta o engenheiro.

Tenha mais economia com o reuso de água

O uso da cisterna em condomínios verticais tem um foco ambiental no consumo racional da água e na preservação ambiental. Mas também tem uma importância econômica bastante expressiva, pois contribui para diminuir o valor pago na conta de água. Os oito mil litros de água de reuso armazenados pelo condomínio são usados para realizar serviços de limpeza e regar os jardins, por exemplo.

Desse modo, o sistema também traz economia ao condomínio. Embora o prédio seja grande, ele tem poucos apartamentos (28 no total), mas com áreas de 230 a 280m2 cada. A área comum é composta por jardins imensos e uma ampla área de lazer. Esses espaços demandam muita água para regar as plantas e lavagem. Daí a necessidade de fazer o reuso de água.

Além de fazer bem ao planeta, a cisterna também faz bem para o bolso. Isso porque o uso das cisternas possibilita uma redução de cerca de 50% no valor da conta de água. Desse modo, o sistema é capaz de pagar o investimento necessário para a sua aquisição em apenas poucos meses.

A possibilidade de usar cisterna em condomínios verticais otimizando o uso do espaço

Muitos edifícios em áreas urbanas sofrem com a falta de espaço para novas estruturas, pois são construídos em terrenos cada vez menores. Por isso, encontrar lugares ociosos é um verdadeiro desafio.

Pensando nisso, a cisterna vertical modular Tecnotri foi desenvolvida para ser instalada em espaços reduzidos, sem a necessidade de reformas ou mudanças estruturais nos condomínios. Como o sistema ocupa apenas 64 cm de largura e 1,5 metros de altura, ele pode ser instalado em corredores ou junto às paredes, como foi o caso do Condomínio Marion.

O projeto inicial era para uma captação de quatro mil litros de água, de acordo com o corpo técnico do condomínio. Após uma visita técnica do engenheiro da Tecnotri ao local, ele sugeriu que a captação fosse dobrada para oito mil litros. Isso seria possível sem reformas estruturais, pois as cisternas verticais se encaixariam perfeitamente nos espaços designados.

O engenheiro então elaborou um projeto em cima dos dutos pluviais existentes. As cisternas foram compartilhadas em dois blocos de quatro cisternas, aproveitando a captação dos dutos em sua totalidade.

Saiba mais sobre as cisternas verticais Tecnotri

De custo acessível, as cisternas verticais Tecnotri podem ser instaladas mesmo em espaços reduzidos. Com modelo cilíndrico e compacto, elas se adaptam mesmo a pequenos ambientes e trazem economia de até 50% no consumo de água.

O design vertical permite armazenar um grande volume de água ocupando pouco espaço. A configuração e conexão em módulos amplia a reserva de água, de acordo com a necessidade de cada usuário.

Nova Cisterna Vertical 750 L. Compacta no tamanho, gigante na economia

A cisterna Tecnotri é feita com plástico polietileno, um material leve, atóxico e de fácil higienização. Além disso, esse material é 100% reciclável e sustentável, imune a agentes climáticos e variações de temperatura entre -35º a + 50º.

Outra vantagem do sistema é ser totalmente fechado, o que impede a entrada de mosquitos causadores de doenças, como o Aedes aegypti. Para garantir a qualidade da água armazenada, o sistema de filtragem da Tecnotri conta com quatro filtros de tratamento, incluindo o Smart Filtro Clorador. Desse modo, garante maior segurança, pois evita que fungos e bactérias se reproduzam na água armazenada.

Como vimos, as cisterna em condomínios verticais pode ser instalada mesmo em espaços reduzidos. Desse modo, elas possibilitam um melhor aproveitamento da água, evitando desperdícios e reduzindo custos.

Você gostou desse artigo? Entendeu como funciona a cisterna em condomínios verticais? Para saber mais sobre as cisternas modulares verticais Tecnotri, acesse aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também