Cisternas modulares trazem economia de água para condomínios

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
cisternas para condomínios

Você tem curiosidade em saber como funciona as cisternas para condomínios? Elas são soluções muito eficazes para fazer um melhor aproveitamento da água, colaborar com a sustentabilidade e reduzir custos.

Com esses objetivos, o Condomínio Caimbé, situado em Ribeirão Preto (SP), apostou em um sistema de cisternas modulares para reaproveitar a água da piscina e da chuva. Desse modo, o conjunto residencial passou a economizar, em média, 28 mil litros por mês.

Saiba como funcionam as cisternas para condomínios

O sistema completo do Condomínio Caimbé possui oito módulos. Quatro deles são conectados à piscina e o restante foi instalado na área externa do salão de festas para captar a água da chuva.

“O projeto foi elaborado de acordo com as características do terreno. Após algumas reuniões com o síndico, ficou acordado que faríamos um projeto que interligasse as oito cisternas por gravidade, com uma linha de cisternas próxima às piscinas para bombeamento da água” explica o engenheiro Fred Leite, da Tecnotri.

cisternas modulares em condomínios

Com as cisternas instaladas na piscina, todo o descarte de água, que antes era simplesmente encaminhado à rede pluvial, é reaproveitado no condomínio. Após decantação feita dentro do próprio reservatório, a água pode retornar à piscina. Ou então, ser usada para a limpeza de pisos. Já os módulos usados para captar a água da chuva armazenam recursos para limpeza e para regar as plantas.

“As cisternas da piscina foram interligadas às do plano abaixo, que também captam a água da chuva. Desse modo, elas sempre têm água de reuso para ser aproveitada nas áreas comuns”, completa o engenheiro.

Conheça as vantagens das cisternas para condomínios

Uma das principais vantagens das cisternas modulares verticais é armazenar um grande volume de água ocupando pouco espaço. Por seu modelo cilíndrico e compacto, elas são capazes de se adaptar a pequenos ambientes. Cada módulo tem capacidade para armazenar até 1000L de água, ocupando apenas 1,5m de altura e 64cm de largura. Por isso, podem ser instalados em corredores, garagens, sacadas e varandas.

Com a água armazenada, você evita a falta de água em situações de emergência, como a interrupção do abastecimento na rede pública. Para facilitar o uso da água armazenada, a cisterna modular possui saídas para conexão em registro, mangueiras e equipamentos de lavagem a jato.

cisternas para condomínios

A cisterna Tecnotri é feita com plástico polietileno, um material leve, atóxico e de fácil higienização. Além disso, esse material é 100% reciclável e sustentável, imune a agentes climáticos e variações de temperatura entre -35º a + 50º.

Outra vantagem do sistema é ser totalmente fechado. Dessa forma, isso impede a entrada de mosquitos causadores de doenças, como o Aedes aegypti. Para garantir a qualidade da água armazenada, o sistema de filtragem da Tecnotri conta com quatro filtros de tratamento, incluindo o Smart Filtro Clorador. Desse modo, garante maior segurança, pois evita que fungos e bactérias se reproduzam na água armazenada.

Tenha mais economia na conta de água

Além de fazer bem para o planeta, a cisterna também faz bem para o seu bolso. O uso das cisternas possibilita uma redução de cerca de 50% no valor da conta de água. Por isso, o sistema é capaz de pagar o investimento necessário para a sua aquisição em apenas poucos meses.

Quando as cisternas verticais são instaladas em residências captando apenas a água da chuva, o payback, ou seja, o retorno do valor investido, se dá entre 36 e 48 meses. Já para as instalações feitas em condomínios em que ocorre também a coleta da água das piscinas, este retorno acontece em, no máximo, 18 meses. O produto apresenta garantia de 10 anos.

A Tecnotri envia o produto para quase todo o país. Além disso, faz projetos personalizados de acordo com as possibilidades e necessidades específicas de cada caso.

Como vimos, as cisternas são soluções extremamente eficazes, capazes de aproveitar melhor a água dos condomínios. Elas tornam o uso desse recurso natural mais eficiente, sustentável e econômico.

Gostou deste nosso conteúdo? Clique aqui e veja mais vantagens sobre as cisternas da Tecnotri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também