Dia Mundial da Água. A importância de preservar hoje e todos os dias do ano

Por que celebramos o Dia Mundial da Água?

Nesta quarta-feira, 22 de Março, é o Dia Mundial da Água. Este dia foi instituído pela ONU em 1992 com o objetivo de gerar discussões e conscientizar a população sobre a importância deste recurso natural que poderá faltar para grande parte da população em um futuro bem próximo.

A água não é um recurso infinito. Apenas 0,008% de toda a água do nosso planeta é potável. Ainda, muitas das fontes de água potável, como rios e represas, estão sendo contaminados e degradados por ações do homem. Por isso torna-se extremamente importante a adoção de medidas para economia e preservação da água.

Cuidados e Atitudes para Preservar a Água

Algumas pequenas atitudes do nosso dia a dia já podem fazer grande diferença. Como: Não jogar lixo nas ruas e rios; evitar banhos demorados; não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava a louça, utilizando-a somente quando é realmente necessário; ao lavar carros e calçadas utilizar balde no lugar de mangueira e reutilizar a água em diversas situações.

A reutilização de água é uma atitude que gera um impacto enorme na economia de água. E foi essa ação adotada por um Condomínio da grande Florianópolis.

Sistema para Captação de Água da Piscina em Condomínios

captação de água condomínio

Localizado em Biguaçú/SC, grande Florianópolis, o Condomínio Mirante das 4 Estações, viu a necessidade de implementar um sistema para captação de água da chuva e reúso de água.

Depois de receber uma visita do técnico especializado em Cisternas Modulares e projetos para captação e reuso de água, percebeu-se que a captação de água da chuva não era uma opção para o local. Isso porque já havia um projeto inicial das torres, em que a água era captada dos telhados por meio de canos embutidos nas colunas, chamados de prumadas.

Por isso, para garantir que o objetivo do condomínio de preservação e uso consciente da água fosse atendido, era necessário pensar em outras formas e alternativas. Se inspirando em grandes obras em condomínios verticais, foi percebido a possibilidade de captar água da piscina, o que geraria uma economia extremamente significativa.

No condomínio Mirante das 4 Estações moram cerca de 240 famílias e contam com uma piscina que possui capacidade de 600 mil litros. Com a grande quantidade de moradores e o aumento da demanda no verão, são necessárias duas retro lavagens por semana. O que significa um uso de mais de 42 mil litros de água apenas para esta finalidade.

Em parceria com a Acqua Reduz, empresa credenciada Tecnotri na grande Florianópolis, o especialista Fred Leite, Gestor Nacional da Linha Ambiental Tecnotri, realizou um estudo de viabilidade de captação e reaproveitamento da água da piscina no condomínio, utilizando cisternas modulares que poderiam ser facilmente adaptadas ao ambiente externo do condomínio.

Para implantação do projeto foi realizada a instalação de 4 Cisternas de 1050 litros cada inicialmente. Esse sistema de reúso de água será destinado a lavagem de áreas comuns, e principalmente, para a rega do mini campo de futebol.

Com a finalização da instalação do sistema, todos do condomínio se viram completamente satisfeitos com a iniciativa adotada. Que gerou mais facilidade, pois áreas que antes demoravam até questão de meses para serem irrigadas e lavadas, agora terão água em abundância para executar estes trabalhos; garantindo a maior sustentabilidade, tão importante para o condomínio.

 

No Dia Mundial da Água, ver exemplos como este do Condomínio 4 Estações nos mostram como está ao alcance de todos repensar o uso da água e contribuir de alguma forma para a preservação deste bem tão essencial para a vida.



O que você achou deste post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
+ 55 (54) 999 597 996
 
+ 55 (54) 991 693 589
 
+ 55 (54) 991 914 126
×